De olho no uso de dados de internet

Mixed race mother helping daughter with homework
Roberto Westbrook/Getty Images/Tetra images RF

Com mais membros da família trabalhando e estudando em casa durante a crise do novo coronavírus, o uso de dados de internet provavelmente está bastante superior ao normal em grande parte das residências.

Ficar de olho no consumo de dados de quem mora com você pode parecer complicado, mas se torna bem mais simples prestando atenção nas aplicações que usam vídeo. Confira algumas das atividades on-line que mais consomem dados, começando, claro, pelo vídeo:

Streaming de vídeo

No plano de internet de quase todo mundo, download e streaming de vídeo geralmente são os maiores responsáveis pelo uso de dados. É fato: Netflix, Amazon Prime, YouTube e todos os nossos outros serviços de transmissão de vídeo favoritos consomem mais.

A cada hora de Netflix assistida, você gasta cerca de 1 GB de dados na qualidade de vídeo padrão. Já se estiver vendo em alta definição, serão cerca de 3 GB por hora; e até 7 GB por hora em Ultra HD. Os números são semelhantes para a Amazon.

Nos dois casos, você pode alterar suas configurações para reduzir a quantidade de dados utilizados. Para Netflix, vá para Conta > Meu perfil > Configurações de reprodução, faça sua seleção e salve-a. No aplicativo do Amazon Prime Video, clique nas configurações de vídeo, vá em “streaming e download”, depois aperte “Qualidade do streaming” e selecione Boa, Superior ou Ótima. “Boa” usa a menor quantidade de dados e "Ótima”, o máximo.

Como essas opções sugerem, esses serviços são capazes de transmitir imagens em alta definição e, quanto mais alto, mais dados consumidos. Pense no que você assiste para ajudá-lo a decidir se vale a pena gastar mais dados em troca de melhor qualidade. Se as crianças vêem desenhos animados e você, programas de TV ou filmes tradicionais, as configurações mais baixas provavelmente dão conta. Já filmes de ficção científica e eventos esportivos provavelmente ficarão melhor em alta definição.

Na configuração padrão (480p), o YouTube consome um pouco menos de dados que os demais - cerca de 500 MB por hora.

data-usage-chart-por.png

Chamada de vídeo

Videoconferências podem demandar muitos dados. Uma reunião de Zoom entre duas pessoas, com vídeo na configuração padrão, por exemplo, pode consumir pouco mais de 1 GB por hora. E quanto mais participantes, maior o uso de dados. Você pode diminuir o consumo em cerca de 30% simplesmente desativando a função vídeo.

Se estiver parecendo coisa demais, não se assuste. Há muitas outras atividades divertidas para fazer on-line que têm um apetite bem menor por dados.

Navegação na Web

Isso inclui compras, as últimas notícias, receitas e tudo mais. Essas ações, em geral, usam cerca de 60 MB por hora. Mas lembre-se que portais de notícias e outros sites com vídeos têm consumo maior. Se quiser economizar dados, leia a matéria e evite clicar no vídeo.

Mídias sociais

Uma hora nas mídias sociais consome apenas 120 MB, em média. De novo: isso aumenta um pouco - para cerca de 160 MB - se você assistir vídeos. No Facebook, você pode ajudar desativando a configuração de reprodução automática de vídeos em Configurações > Vídeos > Configurações de vídeo.

Streaming de música

Esta é uma atividade amiga dos dados - são cerca de 150 MB por hora transmitida. Portanto, a não ser que esteja dando uma festa que dure a noite toda, é provável que isso não pese muito em seu pacote de dados.

Jogos

Normalmente, jogos não são um grande consumidor de dados, mas varia de um para outro.

De acordo com informações do How-To Geek, Fortnite e Minecraft demandam cerca de 100 MB de dados por hora, um volume típico para a maioria dos jogos. A média fica entre 40 MB e 150 MB.

Os downloads e atualizações, por outro lado, podem ser enormes. Um download completo do Red Dead Redemption II no PC tem aproximadamente 150 GB. Já jogos para celular tendem a ser menores, mas ainda podem transmitir muitos dados.

Internet das Coisas (IoT)

Todos esses dispositivos que trouxemos para casa nos últimos anos representam algum consumo de dados, embora, em maioria, seja bem pequeno. A grande exceção é, mais uma vez, o vídeo. Se você possui alguma aplicação como uma câmera Nest, salvando todas as imagens na nuvem, ela pode pesar no seu pacote de dados rapidamente.

Embora seja bom ter uma ideia geral da quantidade de dados que suas atividades favoritas na internet estão usando, também oferecemos uma maneira rápida e fácil de acompanhar isso. Você pode monitorar o uso de dados e também ver as informações do plano no portal do cliente Viasat.

Mixed race mother helping daughter with homework
Roberto Westbrook/Getty Images/Tetra images RF

Elena Slavoski