10/8/2020 | BYPOR Jane Reuter

Sites e aplicativos úteis para acessar informações sobre a COVID-19 no Brasil

A COVID-19 não só trouxe grandes desafios para os profissionais de saúde e para a sociedade em geral, mas também evidenciou a confusão que pode ser causada pela desinformação. No entanto, combater esse outro “vírus” pode ser simples. Você só precisa de fontes oficiais e confiáveis disponíveis e, para acessá-las, basta alguns cliques ou uma rápida pesquisa no Google.

Aqui estão alguns sites e aplicativos que oferecem informações úteis sobre a pandemia e como o vírus está evoluindo no Brasil:

App Coronavírus-SUS

O aplicativo reúne informações oficiais do Ministério da Saúde sobre a doença. Um dos recursos é o mapa indicando unidades de saúde próximas, caso se identifique sintomas compatíveis. O download é gratuito, disponível na App Store e no Google Play. Também é possível acessar a página do Ministério da Saúde sobre o coronavírus.

Organização Pan-Americana da Saúde

A divisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas disponibiliza, em português, um panorama da epidemia na região, além de respostas a perguntas frequentes sobre prevenção, contágio e como agir. Para profissionais da saúde, há uma seção sugerindo artigos científicos e guias técnicos.

UNICEF e Turma da Mônica

Conversar com crianças sobre questões complexas, que até os adultos podem não entender (como o coronavírus), é desafiador. Para ajudar a explicar o assunto para os pequenos, no site da UNICEF é possível baixar, gratuitamente, guia, folheto e cartaz com dicas de prevenção – todo esse material informativo é ilustrado pelos personagens de quadrinhos da Turma da Mônica.

Parceria entre veículos de comunicação

Jornalistas das redações do G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL se uniram para coletar dados sobre a doença junto às secretarias de Saúde de todos os estados do país – as notícias são compartilhadas nos portais de cada um dos veículos.

Mapa da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Ainda, se estiver em busca de um panorama dos casos ao redor do mundo, o painel da OMS exibe mapa e gráficos com dados consolidados desde janeiro. O site está disponível em inglês, mas, acessando pelo navegador Chrome, você pode usar a ferramenta do Google para traduzir o conteúdo automaticamente.

Atualmente, há muitas conversas sobre a COVID-19 acontecendo on-line. Certifique-se de conferir as fontes e dê preferência aos canais oficiais de informação.

BackAtrás