Viasat lança serviço de Wi-Fi comunitário em 20 comunidades brasileiras

mercearia-sao-sebastio.png

O bairro de Pouso Alto, em Natividade da Serra (SP), tem quase 1.000 moradores. Localizada no sudeste do Brasil, a cidade fica no meio da serra e cercada por terras agrícolas. Até o início de julho, a comunidade estava desconectada; isso mudou desde a semana passada, com a disponibilização do serviço gratuito de internet via satélite de alta velocidade.

Nas semanas seguintes, a Viasat disponibilizará seu hotspot de Wi-Fi Comunitário gratuito em outras 19 comunidades no Brasil - todas com pouco ou nenhum serviço de internet.

Com o Wi-Fi Comunitário, os usuários podem conectar seus dispositivos à internet disponível em um ponto central da cidade - geralmente uma loja ou outro estabelecimento. A Viasat instalou o ponto de acesso ao Wi-Fi Comunitário em uma padaria de Pouso Alto, em frente à escola local.

Kevin Harkenrider, presidente de serviços de banda larga da Viasat, e Lisa Scalpone, nossa vice-presidente para a América Latina, conversaram com jornalistas no dia 8 de julho, que marcou o lançamento do serviço gratuito em Pouso Alto.

pouso-alto-woman.png
Em um mercado, uma moradora de Pouso Alto usa o serviço de Wi-Fi Comunitário da Viasat.

“Estamos totalmente comprometidos em ajudar o Brasil a eliminar a lacuna digital, conectando milhões de pessoas no país à internet de alta qualidade, não importa onde elas estejam”, disse Scalpone. “Queremos que todos tenham acesso aos mesmos conhecimentos e oportunidades, tenham voz e participem ativamente da comunidade global. O lançamento do teste do Wi-Fi Comunitário é um passo importante para conectar todo o Brasil.”

O Wi-Fi Comunitário estará disponível gratuitamente nos próximos meses e, em seguida, diversos planos serão oferecidos a um preço acessível - começando entre R$ 1 e R$ 3 reais por hora. Os negócios que oferecem Wi-Fi Comunitário nas comunidades terão uma placa de identificação para promover o serviço.

As instalações Wi-Fi Comunitário gratuitas são uma maneira de apresentar esse serviço de internet às pessoas.

“Atualmente, ainda existem milhões de pessoas em todo o mundo que não têm serviço de celular ou de internet - são milhões sem conectividade, o que as manteve separadas de fazer parte de uma comunidade global com seus familiares e amigos, ou limitou suas capacidades de acessar música e vídeo; de obter acesso a ferramentas educacionais online, de acessar informações que possam ajudá-las a expandir seus negócios; ou até de encontrar maneiras de cuidar melhor da saúde. Essas são coisas que algumas regiões desenvolvidas dão como certas”, disse Kevin Cohen, gerente-geral de Wi-Fi Comunitário da Viasat. “Queremos que em todos os lugares as pessoas possam experimentar a internet e descobrir como ela pode melhorar suas vidas pessoais e seus negócios.”

Serviço para escolas e muito mais

Viasat não é um nome novo no Brasil. Desde o fim de 2018, temos trabalhado em um contrato com a Telebras, empresa estatal de telecomunicações. Juntas, trouxemos serviço de internet para milhares de escolas, postos de saúde e hospitais em todo o país, de acordo com a iniciativa digital conhecida como GESAC, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Agora, a empresa está adicionando o Wi-Fi Comunitário à sua oferta de serviços e espera oferecer também serviços residenciais e de aviação no futuro.

Nichole Rostad, gerente de marketing de Wi-Fi Comunitário da Viasat na América Latina, comentou: “Estamos focados em mais do que apenas colocar pessoas online. Também queremos ajudá-las a descobrir, globalmente, como a internet pode melhor atendê-las. Isso inclui ajudar as pessoas novas na internet a aprender como usá-la.”

“Uma de nossas grandes iniciativas não é apenas ser um provedor de serviços de internet, mas ensinar como as pessoas podem utilizá-los e se divertir”, diz Rostad. “Não queremos apenas fornecer serviços; queremos capacitar as pessoas para obterem benefícios pessoais e profissionais ao otimizar o uso do serviço”.

Tanto Rostad quanto Cohen estão entusiasmados com as possibilidades no Brasil e como podem aproveitar os principais aprendizados por aqui para levar o Wi-Fi Comunitário a ainda mais comunidades globalmente.

“Nosso serviço tem a oportunidade de influenciar e impactar a vida de bilhões”, afirmou Rostad. "É um momento verdadeiramente emocionante para fazer parte da Viasat, possibilitando conexões para aqueles que viveram em comunidades predominantemente desconectadas”.

Cohen acrescentou: "É ótimo poder aumentar a presença global da Viasat e trazer para a era digital pessoas que, até agora, estavam desconectadas. Cada novo local que conectamos com nosso serviço de Wi-Fi Comunitário é um marco importante para a Viasat e para a sociedade global, afetando a vida das pessoas de maneira tão positiva. Somos apaixonados e comprometidos em fazer mudanças para tornar a conectividade global.”

mercearia-sao-sebastio.png

Elena Slavoski