31/3/2020 | BYPOR Patti Rutkin

Diversão on-line para todas as idades e sem usar muitos dados de internet

Com o COVID-19 mantendo muitas famílias em casa, todos ficam on-line para fazer tarefas importantes, como trabalhar, estudar e manter contato com parentes e amigos. E também usamos a internet para nos manter ocupados e nos divertir.

Independente do provedor de serviços de internet que você estiver usando, é importante seguir boas práticas on-line durante esse período desafiador. Afinal, se todo mundo estiver usando streaming para assistir filmes 24 horas por dia, sete dias por semana, a sobrecarga na rede será percebida por todos.

Mas isso não significa que não podemos mais nos divertir on-line. Veja algumas atividades com baixo consumo de dados para ajudar a ocupar a mente, o corpo e a alma.

Leia um bom livro

Há diversos recursos on-line gratuitos, especialmente para livros. Alguns para testar incluem:

  • A Biblioteca Nacional Digital (BNDigital) possui um dos maiores acervos do Brasil. São mais de 2 milhões de arquivos disponíveis, incluindo importantes obras literárias.
  • Pensando nas crianças, algumas editoras como Companhia das Letras e Editora L&PM estão disponibilizando acesso a e-books de seus acervos.
  • Prefere audiolivros? Audible e Auti Books também estão oferecendo alguns títulos gratuitamente.

Streaming de músicas e podcasts

Os arquivos de áudio são uma boa maneira de se manter informado e entretido, e que usam significativamente menos dados em comparação a outras categorias de streaming (sim, estamos falando dos vídeos) — especialmente se você configurar seu player para reprodução em baixa resolução. Alguns favoritos para músicas e podcasts:

  • O Spotify oferece acesso a milhares de álbuns e podcasts por meio de seu serviço gratuito patrocinado por meio de anúncios, assim como do serviço pago sem anúncios. O mesmo vale para o Deezer.

Dica: para minimizar o uso de dados, alguns serviços de streaming permitem alterar a qualidade do áudio para “baixa” ou “média”.

Visite um museu virtual*

Aproveitando essas imersivas visitas on-line aos museus, dá para ter uma dose de cultura sem sair do conforto do seu sofá.

  • O Google Arts & Culture reuniu um tesouro de coleções de arte e antiguidades ao fazer parceria com mais de 2.500 museus e galerias em todo o mundo — isso inclui o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Inhotim.
  • Outras opções são dar um giro pelos acervos do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, e o Museu do Louvre, em Paris.

*Observação: qualquer conteúdo de vídeo nesses ou em outros sites usará mais dados.

Aprenda um pouco

Se a escola do seu filho não oferecer um currículo on-line no período sem aulas presenciais, existem vários recursos on-line disponíveis para ajudar a continuar a educação em casa.

  • No aplicativo Kinedu, os pais acessam planos de atividades diárias para as crianças se divertirem enquanto aprendem.
  • Já para os mais velhos, a proposta do com é aprender usando conceitos de gamificação.

Para as crianças (e os adultos também)

Quem não gosta de colorir? O site Colour our Collections, da Academia de Medicina de Nova Iorque, permite que você baixe arquivos de arte digitais gratuitos de mais de 117 instituições. Você pode imprimi-los para a diversão em família.

Com esse guia do Royal Ontario Museum, no Canadá, crianças podem aprender a escrever seus nomes em hieróglifos, como no Antigo Egito.

Jogue

Não consegue viver sem os seus jogos on-line, mas procura uma alternativa de baixa largura de banda? Experimente estas opções “das antigas”.

  • Gamezer é especializado em jogos simples e de baixa largura de banda.
  • Arkadium é uma boa fonte de jogos de tabuleiro e de cartas, quebra-cabeças e muito mais.

Pratique mindfulness

Em tempos incertos como este, todos podem se beneficiar praticando um pouco de mindfulness, a atenção plena. Aqui estão alguns recursos para sua saúde mental.

  • Calm, disponível em português, oferece meditações guiadas e exercícios de respiração, entre outros.
  • Mindful possui muitas informações relacionadas à meditação, saúde mental e enfrentamento da crise do COVID-19.

As próximas semanas e meses serão um desafio para pessoas de todo o mundo. Agora, mais do que nunca, a Viasat está trabalhando para permitir que você obtenha as informações e entretenimento on-line de que você precisa durante esse período.

BackAtrás