8/6/2020 | BYPOR Alex Miller

10 fatos sobre a Viasat — no Brasil e ao redor do mundo

Em diferentes partes do mundo, a Viasat está conectando clientes, negócios, governos e forças militares à internet via satélite confiável. E para conhecer um pouco mais sobre a empresa, veja dez curiosidades sobre nós e o nosso trabalho.

  1. Enquanto começamos a escrever nossa história aqui no Brasil, a Viasat já percorreu um longo caminho, oferecendo tecnologias de comunicação de ponta há mais de 34 anos. Seja na sede em Carlsbad (EUA), em Sydney (Austrália) ou em São Paulo (SP) e em Brasília (DF) — é claro! —, nossa equipe trabalha em diferentes lugares ao redor do mundo.
  2. Em alguns locais, a Viasat realizou parcerias com os setores público e privado para promover a inclusão digital. A Agência Espacial Europeia, a China Satcom e a NBN Co, da Austrália, são alguns exemplos desse trabalho colaborativo.
  3. Aqui no Brasil, a Viasat e a Telebras trabalham juntas em um acordo estratégico desde 2018. A parceria combina a capacidade em banda Ka do satélite SGDC-1, de propriedade da Telebras, com a rede e a infraestrutura terrestre da Viasat. Essa colaboração permite oferecer serviços de banda larga confiáveis para comunidades onde a conexão à internet é historicamente indisponível, além de beneficiar escolas, postos de saúde, hospitais e bases militares.
  4. A atuação dos provedores de internet tradicionais concentra-se em áreas mais povoadas para obter o maior número de clientes possível — um modelo de operação em que comunidades pequenas ou distantes geralmente não se encaixam. Com planos de internet pré-pagos a partir de R$ 4, o serviço de Wi-Fi Comunitário é uma das estratégias da Viasat para promover a inclusão digital e o desenvolvimento econômico em áreas desconectadas.
  5. Você sabia que, no México, mais de 1,8 milhão de pessoas em 32 estados já vivem a uma curta distância de um ponto de acesso do Wi-Fi Comunitário da Viasat? Aqui no Brasil, estamos seguindo este exemplo positivo para expandir nossos serviços em todo o país. Em julho de 2019, a Viasat realizou um teste bem-sucedido em dez comunidades no estado de São Paulo que anteriormente contavam com conectividade lenta (ou inexistente) à internet.
  6. Uma conexão de qualidade à internet é importante no dia a dia, e em situações de emergência, isso torna-se crucial. Todo brasileiro ainda se lembra do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019. O deslizamento de terra também derrubou a conexão na área e, juntamente com a Telebras, a Viasat aceitou a missão de restabelecer a comunicação no local. Em menos de 24 horas após recebermos o chamado da Telebras, o sistema de emergência estava funcionando para apoiar os socorristas, as famílias e a comunidade.
  7. Quando acontece algum desastre e os sistemas terrestres ficam inoperantes, geralmente conseguimos estabelecer uma conexão à internet via satélite muito rapidamente. Além de ajudar as equipes de resgate, esse serviço também permite às pessoas que se comuniquem com amigos e familiares. Por isso, os equipamentos da Viasat entram em cena para ajudar em uma variedade de situações, incluindo furacões, incêndios, inundações, terremotos e tempestades de neve.
  8. As conexões à internet via satélite agregam valor a uma ampla gama de necessidades dos consumidores — em residências, em empresas e até mesmo no ar, com nossas soluções para aviação comercial e executiva. Em 2020, já existem mais de 1.300 aeronaves equipadas com a tecnologia de conectividade de bordo da Viasat.
  9. A Viasat também ganhou a confiança de parceiros militares e de governos para abordar de forma inteligente os desafios de comunicação e segurança dessas áreas. Essa divisão de negócios oferece sistemas avançados de comunicação via satélite, links de dados e vídeo e segurança cibernética.
  10. E falamos sério quando dizemos que a Viasat pretende conectar o mundo: a ViaSat-3, uma constelação global de três satélites, deve oferecer cobertura completa para as Américas; Europa, Oriente Médio e África; e Ásia-Pacífico. O lançamento do primeiro desses três satélites está previsto para 2021 e, juntos, é esperado que eles expandam a cobertura e melhorem a capacidade de conexão na maior parte do planeta.

A Viasat é uma empresa global em pleno crescimento e que acredita que tudo e todos no mundo podem estar conectados. Estamos fazendo isso ao aprimorar nossas ofertas e alcançar novos lugares a cada dia. Para saber mais sobre como estamos fazendo isso no Brasil, visite nosso site.

BackAtrás